O Curso
Avaliação Inep/MEC:
Divulgada em 19/09/2011, referente ao processo para reconhecimento do curso (N.º e-MEC: 200904923): nota 5 (cinco). Clique aqui para acessar esta informação no site do e-MEC.
Três dimensões avaliadas:
- Dimensão 1: Organização didática pedagógica - nota 5 (cinco);
- Dimensão 2: Corpo docente - nota 5 (cinco);
- Dimensão 3: Instalação física - nota 5 (cinco).
Obs.: a nota 5 (cinco) é a nota máxima possível na avaliação. Para maiores informações sobre o sistema de avaliação dos cursos de graduação conduzido pelo Inep/MEC, clique aqui.
Sobre o Curso:
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação busca formar profissionais empreendedores, capazes de analisar, projetar, desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de informação com visão crítica, ética e em concordância com a evolução da informática e suas aplicações. Busca-se formar o profissional que vai se valer de conceitos e técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir na solução de problemas de tratamento da informação nas organizações por meio da construção de modelos de automação corporativa. Intenta-se incutir o espírito empreendedor que permita ao profissional conceber, criar e concretizar projetos de tratamento da informação, consciente da sua função na sociedade e de acordo com valores éticos.
O Bacharel em Sistemas de Informação é um profissional capaz de analisar problemas visando criar soluções em tecnologias da informação. Com formação ampla em computação e tecnologias afins, o curso habilita profissionais tanto no campo técnico como no científico, com capacidade de estabelecer um elo entre as tendências da informática e suas aplicações na solução de problemas organizacionais. Além disso, demonstra postura humanística e visão empreendedora, desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais que levam a uma melhor compreensão do mundo e da sociedade, estando também apto para o aprofundamento de estudos e o constante desenvolvimento profissional.
Perfil do Candidato:
- Gosto pelo estudo de ciências exatas, particularmente matemática, e pelas ciências sociais e humanas, como administração;
- Interesse pela solução de problemas de um modo geral, com habilidade de raciocínio abstrato e criatividade para abordagens alternativas, envolvendo múltiplos aspectos de um mesmo assunto;
- Capacidade de concentração e de trabalho metódico e persistente, com disponibilidade para a pesquisa e o estudo individual;
- Capacidade de trabalho disciplinado, em equipe;
- Desenvoltura na expressão oral e escrita;
- Facilidade com a língua inglesa, particularmente para leitura de textos técnicos e científicos;
- Mente curiosa e aberta, sem preconceitos contra qualquer conhecimento, que valorize a multi e a interdisciplinaridade;
- Sólida cultura geral.
Estrutura Curricular:
Organiza-se em torno de três espaços: formação básica, formação tecnológica e formação complementar.
- A formação básica reúne disciplinas de introdução à Computação, Matemática e Estatística.
- A formação tecnológica reúne os aspectos específicos da profissionalização pretendida, tendo o foco maior na Computação como atividade meio e na Ciência da Informação, além de Administração e Economia.
- A formação complementar contempla aspectos diversos de educação em nível superior.
Duração: 4 Anos
Turnos: 1ª e 3ª séries - Manhã
2ª e 4ª séries - Tarde
O Profissional:
Título: Bacharel em Sistemas de Informação.